XPTO BRASIL
HISTÓRICO:
​
Fundação: 1984
Total de montagens realizadas: 28
Apresentações em todas as regiões do Brasil e em mais 13 países: Argentina, Uruguai, Colômbia, Venezuela, Cuba, Portugal, Espanha, França, Eslovênia, Croácia, Bósnia e Herzegovina, Hong Kong e Índia.
​
O grupo recebeu 42 prêmios no Brasil – incluindo APCA, Mambembe, Shell, APETESP, Governador do Estado, Fundacen, Coca-Cola e Panamco, entre outros – e 2 prêmios internacionais: Prêmio Villanueva - Cinco melhores espetáculos internacionais de 2014 (Cuba) e Citação de Mérito da Organização Arlyn Award Society (Canadá), em 2019.
​
ESPETÁCULOS (montagens realizadas de 1984 a 2025)
​
1984-1985 - BUSTER KEATON CONTRA A INFECÇÃO SENTIMENTAL
1984-1985 - A INFECÇÃO SENTIMENTAL CONTRA-ATACA (primeira versão)
1986 - KRONOS
1987-1988 - COQUETEL CLOWN
1988 - MEGA MIX
1990-1992 - BABEL BUM
1993 - XPTO FUTEBOL CLUBE
1995 - AQUELARRE 2000 - LA LUNA
1996-1997 - O PEQUENO MAGO
1997 - BUSTER, O ENIGMA DO MINOTAURO
1999 - ALÉM DO ABISMO
2000 - A INFECÇÃO SENTIMENTAL CONTRA-ATACA (segunda versão)
2001 - ESTAÇÃO CUBO
2001 - UTOPIA - TERRA DE DRAGÕES
2002 - SONHO DE VOAR
2005-2006 - PULANDO MUROS
2006-2007 - LORCA – ALELUIA ERÓTICA EM 38 QUADROS E UM ASSASSINATO
2008 - O PÚBLICO
2009 - O CANTO QUE VEM DO MAR
2010-2012 - NA PONTA DA LÍNGUA
2011-2015 - ARTE NO CANTEIRO
2012-2013 - ESCOLA EM TRÂNSITO
2014-2015 - RELIX
2016-2017 OCEANO XPTO
2017 - GRANDES VERDADES NUM COPO CHEIO DE VENTO
2019-2020 - OROBORO
2021-2025 - MAR, MARU, MARÉ E A ILHA QUE NÃO É
2024-2025 - AS PEDRAS DE JAVIER

PRÊMIOS RECEBIDOS NO BRASIL
1985 - PRÊMIO MAMBEMBE COMO GRUPO REVELAÇÃO
​
1985 - PRÊMIO APCA COMO REVELAÇÃO PELO CENÁRIO DA PEÇA “A INFECÇÃO SENTIMENTAL CONTRA-ATACA"
​
1985 - PRÊMIO GOVERNADOR DO ESTADO CATEGORIA ESPECIAL PELA CRIAÇÃO DA PEÇA "A INFECÇÃO SENTIMENTAL CONTRA-ATACA “
​
1987 - PRÊMIO ESTÍMULO DA SECRETARIA DA CULTURA DO ESTADO DE SÃO PAULO PARA A MONTAGEM DO ESPETÁCULO "KRONOS"
​
1987 - PRÊMIO MAMBEMBE – CATEGORIA ESPECIAL PELA CONCEPÇÃO VISUAL DO ESPETÁCULO “KRONOS"
​
1987 - PRÊMIO GOVERNADOR DO ESTADO – MENÇÃO HONROSA PELA CRIAÇÃO DO ESPETÁCULO "KRONOS"
​
1989 - PRÊMIO FUNDACEN (CINCO MELHORES DO ANO) – MELHOR ESPETÁCULO INFANTO-JUVENIL POR “COQUETEL CLOWN"
​
1989 - PRÊMIO APCA – MELHOR ESPETÁCULO INFANTIL POR "COQUETEL CLOWN"
​
1989 - PRÊMIO APCA – MELHOR CENOGRAFIA E BONECOS PELO ESPETÁCULO POR “COQUETEL CLOWN”
​
1990 - PRÊMIO DA SECRETARIA DE CULTURA DO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO PARA PESQUISAS NA ÁREA TEATRAL DURANTE O ANO 1990
​
1994 - PRÊMIO SHELL – MELHOR FIGURINO POR “BABEL BUM”
​
1994 - PRÊMIO ESTÍMULO (PESQUISA DE LINGUAGEM TEATRAL) DA SECRETARIA DE CULTURA DO ESTADO DE SÃO PAULO PELO PROJETO "XPTO FUTEBOL CLUBE"
​
1994 - PRÊMIO ESTÍMULO IBAC
​
1996 - GRANDE PRÊMIO DA CRITICA – APCA – PELO ESPETÁCULO “O PEQUENO MAGO”
​
1996 - PRÊMIO APCA – MELHOR DIREÇÃO PELO ESPETÁCULO “O PEQUENO MAGO”
​
1996 - PRÊMIO APCA – MELHOR FIGURINO PELO ESPETÁCULO “O PEQUENO MAGO”
​
1996 - PRÊMIO APCA – MELHOR CENOGRAFIA PELO ESPETÁCULO “O PEQUENO MAGO”
​
1996 - PRÊMIO MAMBEMBE – MELHOR DIRETOR PELO ESPETÁCULO “O PEQUENO MAGO”
​
1996 - PRÊMIO MAMBEMBE – MELHOR FIGURINO PELO ESPETÁCULO “O PEQUENO MAGO”
​
1996 - PRÊMIO MAMBEMBE – MELHOR CENOGRAFIA PELO ESPETÁCULO “O PEQUENO MAGO”
1996 - PRÊMIO MAMBEMBE – MELHOR ATRIZ PELO ESPETÁCULO “O PEQUENO MAGO”
​
1996- PRÊMIO MAMBEMBE – MELHOR ATOR COADJUVANTE PELO ESPETÁCULO “O PEQUENO MAGO”
​
1996 - PRÊMIO MAMBEMBE – CINCO MELHORES ESPETÁCULOS DO ANO PELO ESPETÁCULO “O PEQUENO MAGO”
​
1996 – PRÊMIO COCA-COLA DE TEATRO JOVEM – MELHOR CENÁRIO PELO ESPETÁCULO “O PEQUENO MAGO”
​
1996 - PRÊMIO COCA-COLA DE TEATRO JOVEM – MELHOR FIGURINO PELO ESPETÁCULO “O PEQUENO MAGO”
​
1996 - PRÊMIO APETESP – MELHOR CENOGRAFIA PELO ESPETÁCULO “O PEQUENO MAGO”
​
1996 - PRÊMIO MAMBEMBE – MELHOR ATOR COADJUVANTE PELO ESPETÁCULO “O PEQUENO MAGO”
​
1997 - PRÊMIO MAMBEMBE – CINCO MELHORES ESPETÁCULOS DO ANO PELO ESPETÁCULO “BUSTER – O ENIGMA DO MINOTAURO”
​
1997 - PRÊMIO MAMBEMBE – MELHOR FIGURINO PELO ESPETÁCULO “BUSTER – O ENIGMA DO MINOTAURO”
​
1997 - PRÊMIO MAMBEMBE – MELHOR ATOR PELO ESPETÁCULO “BUSTER – O ENIGMA DO MINOTAURO”
​
1997 - PRÊMIO COCA-COLA DE TEATRO JOVEM – MELHOR CENÁRIO PELO ESPETÁCULO “BUSTER O ENIGMA DO MINOTAURO”
​
1997 - PRÊMIO COCA-COLA DE TEATRO JOVEM – MELHOR MÚSICA PELO ESPETÁCULO “BUSTER O ENIGMA DO MINOTAURO”
​
1997 - PRÊMIO COCA-COLA DE TEATRO JOVEM – MELHOR COREOGRAFIA PELO ESPETÁCULO “BUSTER O ENIGMA DO MINOTAURO”
​
1997 - PRÊMIO APCA – MELHOR DIREÇÃO PELO ESPETÁCULO “BUSTER – O ENIGMA DO MINOTAURO”
​
1997 - PRÊMIO APCA – MELHOR FIGURINO PELO ESPETÁCULO “BUSTER – O ENIGMA DO MINOTAURO)”
​
1999 - PRÊMIO COCA-COLA DE TEATRO JOVEM – MELHOR FIGURINO PELO ESPETÁCULO “ALÉM DO ABISMO”
​
1999 - PRÊMIO COCA-COLA DE TEATRO JOVEM – MELHOR MÚSICA PELO ESPETÁCULO “ALÉM DO ABISMO”
​
2001 - PRÊMIO TEATRO CIDADÃO DA SEC MUNICIPAL DE CULTURA PARA DESENVOLVER O PROJETO “ESTAÇÃO CUBO”
​
2002 - PRÊMIO APCA PELA CONCEPÇÃO VISUAL (CENÁRIO, FIGURINO, BONECOS E ILUMINAÇÃO) DO ESPETÁCULO “UTOPIA – TERRA DE DRAGÕES”
​
2002 - PRÊMIO PANAMCO PELA ILUMINAÇÃO DO ESPETÁCULO “UTOPIA – TERRA DE DRAGÕES”
​
2018 - PRÊMIO SÃO PAULO DE INCENTIVO AO TEATRO INFANTIL E JOVEM – MELHOR PRODUÇÃO – PELO ESPETÁCULO GRANDES VERDADES NUM COPO CHEIO DE VENTO
​
PRÊMIOS INTERNACIONAIS
​
2014 - PRÊMIO VILLANUEVA - CINCO MELHORES ESPETÁCULOS INTERNACIONAIS DE 2014 - SELECIONADOS PELA ASOCIAÇÃO DE ARTISTAS DA UNEAC (CUBA) PELO ESPETÁCULO “LORCA – ALELUIA ERÓTICA EM 38 QUADROS E UM ASSASSINATO”
​
2019 - CITAÇÃO DE MÉRITO – FOR DESIGN IN PUPPET THEATER – DA ORGANIZAÇÃO ARLYN AWARD SOCIETY (CANADÁ) PELO ESPETÁCULO OROBORO.
​
​
PROJETOS DE ARTE-EDUCAÇÃO
​
Entre 2011 e 2018, o grupo realizou quatro projetos de arte-educação vinculados ao SESI nacional, com apresentações em escolas, fábricas e canteiros de obras; nas regiões nordeste, centro-oeste e sudeste. “Na Ponta da língua” – 870 apresentações – público de 174.000 pessoas, “Arte no Canteiro” – 900 apresentações – público de 180.000 pessoas, “Escola em Trânsito” – 175 apresentações – público de 35.000 pessoas e “Relix” – 710 apresentações – público de 142.000 pessoas.
TRECHOS DE CRÍTICAS RECEBIDAS PELO GRUPO XPTO
“O TALENTO E A SENSIBILIDADE A SERVIÇO DA PESQUISA” – Alberto Guzik – Jornal da Tarde - 11 de maio de 1985
“O PRAZER DE UM CHOQUE ESTÉTICO” - O prazer que a realização exala não vêm tanto do seu perfeito acabamento artesanal de linguagem cênica, mas especialmente de sua capacidade de instalar o espectador numa reconciliação lambuzada de teatralidade viva com o ato da criação.” Edélcio Mostaço – Folha de São Paulo - 20 de maio de 1985
“KRONOS: O FASCÍNIO DO XPTO CONTINUA” - A segunda montagem do grupo XPTO é mais uma demonstração da criatividade da equipe” – Alberto Guzik – Jornal da Tarde - 02 de setembro de 1987
“OU ADESÃO OU RECUSA” – O campo de atuação que o Grupo XPTO escolheu para o exercício do seu teatro é, decididamente, o plano do imaginário. Sua ideia de teatro é a de um lugar onde a criação pode se manifestar em liberdade, com desenvoltura, ao sabor da capacidade dos artistas para superar a vinculação entre forma e realidade.” Mariângela Alves de Lima – Caderno 2 – O Estado de São Paulo- 10 de setembro de 1987
“XPTO ENCENA A FELICIDADE” – Em alguns momentos, é arrebatador. Em outros é histriônico. Em outros violento e assustador. Babel Bum o novo espetáculo do grupo XPTO.” Nelson de Sá – Revista da Folha de São Paulo
“LA IMAGINACION AL PODER” – Música, ritmo, color y muchisimo ingenio em um espetáculo sorprendente para qualquer edad.” Alberto Drago – Revista 13/20 - 08 denovembro de 1990. Buenos Aires, Argentina.
“COLAGEM DO XPTO DA SENTIDO AO MUNDO” - O Pequeno Mago com o Grupo paulista XPTO, e dirigida por Osvaldo Gabrieli, faz o mundo ganhar sentido novo.” Mônica Rodrigues Costa – Folha de São Paulo – 16 de junho 1996
“EROTISMO E POESIA NA ARTE DE GARCIA LORCA” Beth Néspoli – Caderno 2 – O Estado de São Paulo
“XPTO DE VOLTA EM SUA MELHOR FORMA” – Dib Carneiro – Site Pecinha é a Vovozinha. Sobre o espetáculo “Grandes Verdades num Copo Cheio de Vento” de 2017
“PARA LIDAR COM URUBUS” Em OROBORO, o XPTO aposta na disponibilidade do público infantil para a contemplação sem ansiedade. Sem fazer o papel de animador de festa, o espetáculo convida a criança a observar e a pensar, oferecendo imagens que articulam beleza, curiosidade e assombro.” Daniele Avila Small – 02 de setembro de 2019
“INCONSCIENTE OCEÂNICO” A mais recente criação do Grupo XPTO estimula o público a navegar pelo admirável, por vezes assustador e desconhecido universo do inconsciente.”Valmir Santos – 02 de setembro de 2019
“AS PEDRAS DE JAVIER - CRITICA” As Pedras de Javier, com dramaturgia e direção do mestre Osvaldo Gabrieli, é uma tocante homenagem ao titeriteiro argentino Javier Villafañe (1909-1996)... Como não poderia deixar de ser em atrações do XPTO, que celebra 40 anos de trajetória, o apuro técnico e visual acompanha o alto nível de criatividade dramatúrgica. Dib Carneiro – Site Pecinha é a Vovozinha – 30 de julho de 2024